O que é a caverna? O mundo em que vivemos.
O que são as sombras? As coisas materiais e sensoriais que percebemos.
Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? uma pessoa esclarecisa, não necessáriamente um filósofo.
O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade.
O que é o mundo exterior? O mundo das ideias verdadeiras ou da verdadeira realidade.
Qual o instrumento que liberta os prisioneiros? A dialéctica.
O que é a visão do mundo real iluminado? A filosofia.
Porque maatam os prisioneiros o filosofo? Porque imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro. (Platão refere-se à condenação de Sócrates à morte pela assembleia ateniense)
A Alegoria da Caverna é uma alegoria da cultura, da natureza humana e da sua atitude perante a cultura e incultura. Com esta história, Platã quer mostrar a todos nós que devemos aprender a raciocinar por nós próprios, e não pensar sobre o que querem que pensemos. É preciso aprender a ver não só o que as pessoas que têm o poder nos mostram, mas ver para além das coisas concretas.
Os homens que não queriam sair da caverna, são aqueles que não estão dispostos a pensar, por já estarem a comodados a esta vida medíocre que levam, acostomados a ver somente o que os outros mostram e acreditando que somente aquilo é o verdadeiro. Para quê mudar a rotina? É muito mais fácil contibuar na ignorância do que ter mais trabalho para fazer uma mudança radical...
Somos convidados a sair da caverna para ver a realidade e deixarmos de ser submissos...
Só depende de cada um se quer acordar para a realidade e aprender a pensar e descobrir o verdadeiro mundo que existe e não conhecemos.
A caverna nada mais é do que o mundo em que vivemos, as sombras são as ideias impostas como únicas e a luz do sol representa a realidade.
